Projeto: Escrevendo para o Mundo



É um Programa da SMEC de Guaratinguetá em parceira com a empresa Planeta Educação que visa o uso dos Blogs escolares como ferramenta de formação de leitores e escritores competentes, que compreendem o valor social e cultural da linguagem escrita. Neste sentido o programa concebe o blog como um espaço de registro do trabalho realizado, de divulgação deste; de provocação do leitor e do escritor que se posiciona frente ao registro encontrado. Esse posicionamento do leitor deve gerar novas provocações, idéias ao autor do trabalho.  O blog só poderá cumprir este papel se houver um trabalho na escola e em sala de aula com este fim para ser compartilhado. Para que este movimento ocorra é preciso garantir autores e leitores sugerindo, portanto, intercâmbio e a parceria entre escolas. 


Atividades realizadas no laboratório de Informática

D - Profª Silene - Produção textual

Titulo:  Mariana e  a maciera


Num certo dia Mariana foi ao pomar da sua casa e foi pegar uma fruta para  ela  comer    e  ela  viu  uma   maçã muito    vermelhinha e  pensou em pegou  a maçã . Em seguida   foi  para  sua   casa .   Foi lavar a    maçã    e também  as    mãos    com   muito  sabão  e  de   pois    foi  trocar  de   roupas para   sair   com sua  mãe  e     lavou as     mãos  de    novo  para   comer  a  maçã  e  de  pois  ela  foi    no  banheiro  escovar  os   dente    para      sair  com     sua   mãe. Quando chegou   em casa guardou o que tinha comprado e    foi   brincar  na   rua   da  sua   casa.                Natália – 3º D     


A coleta seletiva



      Havia várias pessoas  sem educação em uma cidade,  elas jogavam   lixo em qualquer lugar que não podia. Eles jogavam muito lixo, a cidade  começou a ficar muito suja. Apenas um  morador que jogava o lixo no lugar certo. Ele tinha educação, gostava da cidade, mais o resto das pessoas não gostavam.
     O rio da cidade começou a ficar sujo e os peixes morreram  por causa da sujeira.
    O homem que gostava da cidade fazia a coleta seletiva ele separava todos os lixos: o marrom  é o lixo orgânico,  o vermelho é o plástico,  o verde é o  vidro,  o amarelo é o metal  e o azul  é o papel.
Seja como o homem bom. Cuide de sua cidade, de seu planeta.   Priscila - 3º D


MENSAGEIRA




    As professoras Regiane e Silene, participantes do Curso Escrevendo para o Mundo, desenvolveram a atividade da MENSAGEIRA, que foi uma sugestão da tutora desse curso. Essa atividade tem como objetivo o trabalho de um gênero  textual, que no caso foi a carta.
    O trabalho se iniciou com a confecção da mensageira, onde os alunos fizeram e ilustraram seu envelopes que ficam colados num painel dentro da sala. Depois fizemos uma votação, onde foi escolhido o aluno Gabriel Sávio Salvador como carteiro responsável de entregar e selecionar as correspondências     da sala.
    No início os alunos trocaram correspondências na sua sala, depois fizemos a troca de cartas entre os     alunos da outra sala de 3º ano.
    Essa atividade tem acontecido de forma prazerosa e todos querem escrever, por isso estamos pensando em ampliar o projeto, e agora as cartas serão trocadas com alunos de outras escolas da rede.