quarta-feira, 6 de outubro de 2010

História de nossa Escola...



       A EMEIEF "Profª Zezé Figueiredo" foi criada aos quatorze dias do mês de fevereiro do ano de mil novecentos e setenta e cinco e instalada aos 17/02/1975. Localizada no bairro Jardim Tamandaré, à rua Gastão Strang, nº 100, atende em média 100 estudantes de Educação Infantil, 400 estudantes de Ensino Fundamental - 1º ao 5º ano e 30 estudantes de Inclusão nas classes regulares.

Seu corpo docente compõe -se de 19 profissionais.

      Na direção está a Profª Maria Teresa Cavalca de Miranda de Oliveira,como Vice-Diretora: Maristela Zappa Marcondes e como coordenadora Pedagógica : Jociane

Biografia da Patrona


   A professora Maria José Guimarães Figueiredo, mais conhecida como Zezé Figueiredo, nasceu em Guaratinguetá, no bairro da Pedreira, em 30 de setembro de 1914. Era filha de João Aquino Silveira Guimarães e Dona Rita Virgínio Guimarães. Recebeu o diploma de professora normalista pela antiga Escola Normal, depois Instituto de Educação e atualmente, Escola Estadual de 1º e 2º Grau "Conselheiro Rodrigues Alves". Ingressou no magistério na cidade de Igaratá. Dedicou toda sua vida à Educação, lecionando nas cidades de Cerqueira Cesar, Avaré, Botucatu, Cunha, Cachoeira Paulista e na Escola Rural da Bocaina. Quando lecionava nesta última escola teve que afastar-se do magistério por motivo de saúde. Mas, uma vez recuperada, voltou a dedicar-se ao ensino das crianças da zona ruaral, na escola do Bairro Piratinga, na divisa de Campos do Jordão. Foi depois transferida para a  Escola do Bairro dos Lemes, em nossa cidade, e depois para o Grupo Escolar Dr. Flaminio Lessa, por concurso de ingresso, onde permaneceu como professora efetiva, até sua aposentadoria em 1974. Em 1934, casou-se com o Profº Germano Antunes Figueiredo, vereador da Câmara Municipal de Guaratinguetá. Deste matrimônio nasceu um casal de filhos: André Luiz, que faleceu em tenra idade, e Regina Aparecida. Tão amorosa e dedicada as crianças, era Dona Zezé, que não criou apenas esta filha, que Deus lhe confiou. Adotou e educou como seus filhos, outras crianças, entre elas seu irmão caçula e seu primo. Assim como esposa, mãe e professora dedicada, a todos atendia e favorecia, servindo como parteira, consolando doentes no leito, chegando mesmo a solucionar muitos problemas de assistência social, por conta própria ou valendo-se de seu prestígio junto a Dona Leonor Mendes de Barros, quando esta era a 1ª dama do estado. Pessoa conhecida e estimada em Guaratinguetá, fazia-ze notar pela alegria e a fé inabalável em Deus e na humanidade. Este é, em breves palavras um pouco da história de nossa patrona , que a morte veio repentinamente colher a 21 de maio de 1975. E, como justa homenagem do povo de nossa terra, para que ela continue sempre viva entre nós, por proposta da Câmara Municipal, seu nome foi escolhido para esta escola munipal do Jardim Tamandaré, tão próximo do lugar onde ela sempre viveu.